Há 300 anos, quase ninguém tinha dentes desalinhados. Atualmente observa-se o inverso devido, sobretudo, à obstrução nasal e à dieta mole.

Todas as crianças (à exceção dos síndromes) têm o potencial genético de ter um crescimento e desenvolvimento facial “perfeito”. Para isso, a língua deve encontrar-se em repouso junto ao palato, os lábios encostados (sem forçar), sinais de que existe uma respiração nasal.

Caso isto se observe, a “genética vai fazer o resto”: haverá equilíbrio muscular e, portanto, os dentes e os ossos vão ter tamanhos perfeitamente correspondentes.

O tratamento visa restabelecer o equilíbrio do crescimento e desenvolvimento facial característico de cada criança, perdido pelos fatores ambientais.