Ortocefalogia: o que é?
A Ortocefalogia (remodelação mio-esquelético-facial) é uma área que se ocupa do desenvolvimento facial, com consciência esquelética e muscular, de forma a que a anatomia atinja a sua plenitude, bem como as funções associadas, e do seu impacto na postura corporal.
Por que razão há tantas crianças a crescer com os dentes tortos ou desalinhados? Sabemos hoje que isso constitui o sinal mais evidente de um desvio no correto desenvolvimento da face, que pode comprometer várias funções, tais como: respiração; dicção; mastigação; deglutição; dores articulares; impacto sobre a postura global.
Por conseguinte, muitos dos jovens pacientes que chegam à consulta de Ortocefalogia (remodelação mio-esquelético-facial) e Ortodontia Funcional são encaminhados por outros profissionais tais como: fisioterapeutas, médicos otorrinos, odontopediatras, osteopatas, pediatras ou terapeutas da fala.
Assim, num tratamento de Ortocefalogia (remodelação mio-esquelético-facial) e Ortodontia Funcional, que pode ser realizado tanto em crianças como em adultos, é feita uma reprogramação 3D da face, através de uma abordagem ortopédica do(s) maxilar(es), que vai permitir devolver forma e função, corrigindo toda a deformação que possa existir.
Com o protocolo MYFACE, os aparelhos ortopédicos faciais funcionais são desenhados para cada pessoa. Inteiramente individualizados, estes aparelhos trabalham simultaneamente a parte esquelética e muscular facial com o objetivo máximo de proteção /restabelecimento da via aérea.
A intervenção deve acontecer o mais precocemente possível, já que o desenvolvimento da parte craniofacial ocorre também mais cedo do que a estatura.
Etapas
plano de tratamento
aparelhos individualizados
Se tem problemas como dentes tortos, dentes que não se encaixam devidamente, mordida aberta ou cruzada ou anomalias na posição dos maxilares, assista aos vídeos da nossa médica especialista, Dra. Sílvia Martins Neves, e esclareça as verdadeiras razões que podem estar na origem desses problemas.
Antes / Depois
Tratamento de ortopedia facial e ortodontia funcional
Tratamento: 1ª fase: ortopedia facial funcional e 2ª fase: ortondontia funcional.
MÉDICO/A: Dra. Sílvia Martins Neves
Tratamento de ortopedia facial e ortodontia funcional
Descrição
MÉDICO/A: Dra. Sílvia Martins Neves
FAQS
A Ortocefalogia (remodelação mio-esquelético-facial) é um conceito médico que se dedica ao estudo das alterações do crescimento facial e que desenha um plano de tratamento que reorganize funcional e estruturalmente a harmonia facial.
Consiste numa abordagem global e multidisciplinar que visa o correto desenvolvimento e crescimento das estruturas ósseas, musculares e dentárias.
Porque a face se desenvolve em mais de 90% até à idade pré-adolescente, é imperativo iniciar a correção dos problemas de crescimento assim que a criança o permita, o que normalmente acontece pelos 4 anos de idade.
Desta forma, é urgente alertar para as consequências que advêm de uma atuação tardia e exclusivamente dentária!
Os dentes encontram-se sempre em equilíbrio entre a língua e os músculos craniofaciais. A língua, quando está no palato, proporciona o crescimento e desenvolvimento do maxilar superior para a frente e para o lado bem como a tonicidade dos músculos faciais. Assim sendo, o desenvolvimento do maxilar superior proporciona o crescimento mandibular mas apenas se existir um padrão de respiração nasal em conjunto com o encerramento labial.
A postura de boca aberta (pela necessidade de respiração oral) faz com que a língua deixe de ser o moderador natural do maxilar superior. Como consequência, verifica-se um tipo de crescimento vertical e a mandíbula perde o feedback para crescer em harmonia com a maxila. O espaço fica menor para os dentes ficando estes desalinhados e, como os maxilares ficam mais recuados, entram em “conflito” com as vias aéreas agravando a condição respiratória, criando um círculo vicioso.
- Respiração: A respiração oral é o fator com maior influência nas alterações do crescimento e desenvolvimento da face. Os tipos de alterações respiratórias mais frequentes são: desvio do septo nasal, hipertrofia dos cornetos nasais, hipertrofia das adenoides, infeções de repetição durante um curto período de tempo; componente alérgica (sinusite, rinite).
- Freios: A alteração da posição e estrutura dos freios labial e lingual condiciona a função e o desenvolvimento dos músculos orofaciais que consequentemente interferem com o crescimento e desenvolvimento cranioencefálico.
- Hábitos nocivos;
- Deformações Congénitas (plagiocefalia etc…);
Cáries Dentárias.
Todas as crianças (à exceção dos síndromes) têm o potencial genético de ter um crescimento e desenvolvimento facial “perfeito”. Para isso, a língua deve encontrar-se em repouso junto ao palato, os lábios encostados (sem forçar), sinais de que existe uma respiração nasal.
Caso isto se observe, a “genética vai fazer o resto”: haverá equilíbrio muscular e, portanto, os dentes e os ossos vão ter tamanhos perfeitamente correspondentes.
O tratamento visa restabelecer o equilíbrio do crescimento e desenvolvimento facial característico de cada criança, perdido pelos fatores ambientais.
Quando temos um crescimento e desenvolvimento corretos dos maxilares, temos naturalmente os dentes alinhados.
A respiração oral constitui a principal causa para uma atrofia do crescimento ósseo e muscular, alterando as suas funções originais levando a uma adaptação “errada” das mesmas.
No complexo craniofacial estão as funções mais importantes para o ser humano tais como: respiração, mastigação, deglutição, fala. Estando o crescimento “desviado”, invariavelmente as funções vão estar alteradas. Esse problema já está evidente aos 3 ou 4 anos de idade.
- Se respira mais pela boca do que pelo nariz;
- Se ressona;
- Se dorme com boca aberta;
- Se tem a boca entreaberta em repouso;
- Se mastiga de boca aberta, com a emissão de ruídos;
- Se apresenta dificuldade em engolir;
- Se tem dificuldade em emitir alguns sons na fala.
Deste modo, para que lhe seja indicado um valor de referência, faça esse pedido ou marque uma consulta com a Dra. Sílvia Martins Neves, através do nosso formulário de contacto.