A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica manual de movimentos suaves e cadência lenta, que visa estimular o Sistema Linfático, para que ocorra uma mais rápida reabsorção da linfa pelos gânglios linfáticos.
Com a DLM conseguimos acelerar a cicatrização dos tecidos, diminuir a dor, diminuir o processo inflamatório, aumentar a reabsorção de hematomas e equimoses. Desta forma, o paciente tem uma maior qualidade de vida no periodo de recuperação pós-operatório.
A duração de cada sessão dependerá da cirurgia ou conjunto de cirurgias realizadas. Se, por exemplo for uma mamoplastia de aumento, terá a duração de 30 minutos; se forem cirurgias combinadas, como abdominoplastia e lipoaspiração, serão 60 minutos (ultra-som terapêutico é utilizado juntamente).
Não é uma técnica dolorosa, pelo contrario, é bastante relaxante para o paciente e este sentirá um bem estar geral no final de cada sessão.
A Massagem Modeladora é uma técnica de massagem com fins estéticos. É realizada com movimentos vigorosos e com tensão. Sendo desta forma um procedimento completamente distinto da DLM, mas muitas vezes erradamente confundido.
Com a Massagem Modeladora conseguimos remodelar as formas corporais, melhorar a circulação venosa e linfática, melhorar o aspeto da pele, diminuindo a celulite, e consequentemente diminuir medidas corporais.
A duração de cada sessão é de 30 minutos, sendo que a frequências e o número de sessões são subjetivos, dependendo da avaliação individual de caso a caso.
Esta técnica de massagem poderá nas primeiras sessões ser um pouco desconfortável, mas a tolerância melhora a cada sessão. A sensibilidade de cada um também é fator determinante.
Relativamente a resultados, melhorias poderão surgir desde a 1a sessão, mas os resultados efetivos, demoram e estão dependentes do estadio inicial, do tipo de celulite, dos cuidados que a pessoa tem a nível alimentar, de ingestão de líquidos e de prática de exercício físico.
Deve ser sempre encarada como um complemento a um estilo de vida saudável.
Durante a cirurgia ocorre o descolamento de tecidos e o rompimento de vasos sanguíneos e células, levando a uma acomulação excessiva de líquidos A Drenagem Linfática irá ajudar na reabsorção deste excedente de líquidos, sendo que esta reabsorção se dará ao nível dos capilares sanguíneos e linfáticos.
Sistema linfático filtra o excedente de líquidos -> Formando a linfa -> Linfa é lançada na corrente sanguínea -> Formando o plasma sanguíneo -> As toxinas são eliminadas pelos órgãos excretores
Desta forma, a DLM contribui para:
Indicações de ambas as técnicas (DLM e Pressoterapia): Recuperação pós cirurgias (pressoterapia numa fase mais tardia de pós-operatório) e melhoria de circulação linfática em mulheres grávidas (pressoterapia só com aval do médico obstetra).
DLM em grávidas poderá iniciar-se aos 3 meses, mas por norma fazem mais para o final da gestação, pois é quando sentem mais necessidade.
A limpeza de pele elimina todas as lesões de acne.
Mito. Nem todas as lesões de acne podem ser manipuladas, sob risco de causar marca/cicatriz no local da lesão.
Após a limpeza, o rosto costuma ficar vermelho e dolorido.
Verdade. Como a Limpeza de Pele Profunda envolve a extração de comedões, pontos negros e milliuns, a pele fica um pouco irritada e sensível, com uma grande tendência a ficar vermelha e dolorida após a técnica. É expectável que após 1 a 2 dias a sensibilidade normalize.
Grávidas e lactantes não podem fazer limpeza de pele.
Mito. As gestantes e lactantes podem fazer limpeza de pele, sendo que os produtos serão adequados às suas condições. É importante deixar de fora dermocosméticos com álcool e outros princípios ativos irritativos, como ácidos.
Jovens podem fazer este procedimento.
Verdade. A limpeza de pele pode ser feita em qualquer época da vida, mas é importante começar o tratamento ainda na puberdade. Assim conseguimos controlar a oleosidade da pele e o surgimento da acne desde cedo.
O acompanhamento Pós-Operatório de Rinoplastia consiste na realização de Drenagem Linfática Manual (DLM), não só na zona operada mas também em todo o rosto e pescoço.
Com esta técnica conseguimos acelerar a cicatrização dos tecidos, diminuir a dor, diminuir o processo inflamatório, aumentar a reabsorção de hematomas e equimoses e prevenir o aparecimento de fibroses.
São recomendadas 3 sessões, iniciando-se assim que o médico autorize (por norma no 3º dia pós-operatório). Das 3 sessões, 2 são realizadas ainda com tala e a última é realizada no dia em que são retirados tala, adesivos e pontos, sendo assim possível a drenagem diretamente no nariz. Nesta última sessão é também ensinada ao paciente uma técnica manual de massagem que deve ser realizada em ambiente domiciliar e que promove a recuperação a longo prazo.
A duração de cada sessão será de 30 minutos.
Não é uma técnica dolorosa, pelo contrário, é bastante relaxante para o paciente e este sentirá um bem estar geral no final de cada sessão.