A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir desarmonias na estrutura óssea da face. Essas irregularidades podem causar problemas de mordida, dificuldade na mastigação, dificuldade na dicção, respiração inadequada, apneia do sono, postura inadequada e dores associadas, assim como desequilíbrios e desarmonias estéticos faciais.
A cirurgia ortognática é realizada em conjunto com o tratamento ortodôntico, onde o ortodontista ajusta a posição dos dentes antes da cirurgia e durante o período de recuperação após a cirurgia. Juntos, ortodontista e cirurgião ortognático trabalham para alcançar um resultado facial e dentário harmonioso e funcional.
O procedimento envolve cortes cirúrgicos nos ossos da mandíbula e/ou maxila, que são reposicionados de acordo com o planeamento prévio feito por meio de exames de imagem, como radiografias e tomografias computadorizadas. A cirurgia é realizada sob anestesia geral em um ambiente hospitalar.
Após a cirurgia, os pacientes geralmente precisam de um período de recuperaçãode algumas semanas, durante os quais podem ocorrer inchaço facial e desconforto. Habitualmente não existe dor. Durante esse período, a alimentação é restrita a alimentos macios para garantir uma recuperação adequada.
A cirurgia ortognática proporciona benefícios significativos, não apenas estéticos, mas também funcionais e de saúde, melhorando substancialmente a qualidade de vida dos pacientes.
Perante uma desarmonia ósseo-muscular a Ortodontia corretiva torna-se insuficiente, com resultados instáveis (recidiva) e compromete a saúde do individuo futuramente com consequências nefastas como apneia devido ao uso de biomecânicas retrusivas com recurso a extrações dentárias.
Assume-se a necessidade e nestes casos da realização de tratamento combinado de Ortodontia e Cirurgia Ortognática de forma a assegurar o equilíbrio ósseo-muscular e dentário quer estético como funcional.
Dependendo do grau de severidade do desvio facial e da resposta de cada paciente a um tratamento programado, pode ser necessário conjugar uma abordagem de ortodontia funcional com uma cirurgia ortognática.
É justamente essa a situação representada neste caso clínico da Dra. Silvia Martins Neves e da Dra. Sandra Ferreira.
Tratamento multidisciplinar de Ortodontia Funcional com a Dra. Sílvia Martins Neves, Cirurgia Ortognática com a Dra. Sandra Ferreira, Rinoplastia com o Dr. José Carlos Neves e Reabilitação Estética Oral com o Dr. Hugo Pires.