Rugas na face

Medicina estética facial - Rejuvenescimento facial

Rugas na Face – Rejuvenescimento Facial – Lisboa2023-07-28T17:56:20+01:00

Saiba mais sobre Rejuvenescimento Facial

As rugas dão ao rosto uma aparência envelhecida e cansada. Fique a saber mais sobre como minimizar os sinais do envelhecimento cutâneo, designadamente com tratamentos com Ácido Hialurónico e Toxina Botulínica.

Dr. João Martins, Cirurgião Plástico da Myface Clinic

Marque a sua consulta presencial ou por videochamada

Medicina estética facial – Saiba mais

TRATAMENTO DE RUGAS – REJUVENESCIMENTO FACIAL

Colagénio, ácido hialurónico e elastina: são estes os três componentes fundamentais da pele do rosto. Esses elementos formam uma espécie de rede firme e esponjosa sob a superfície da pele, que ajuda a mantê-la firme e macia.

Enquanto somos jovens, essa estrutura compacta fornece suporte para prevenir a formação de rugas. Todavia, à medida que envelhecemos, essas proteínas vão enfraquecendo gradualmente e quebram, o que resulta na falta de firmeza e elasticidade dessa estrutura de suporte da pele. A perda de elasticidade faz com que o rosto perca o brilho que antes tinha, à medida que as rugas começam a formar-se.

TOXINA BOTULÍNICA: O QUE É?

A toxina botulínica, que é obtida a partir de botulinum clostridium bacteria.

Este atua reduzindo a atividade dos músculos em que é aplicado, evitando, assim, que eles se contraiam tanto e formem rugas.

Neuromoduladores ou neurotoxinas são designações também usadas, por vezes, para a toxina botulínica e outros tratamentos realizados a partir dela.

QUE RUGAS PODEM SER CORRIGIDAS COM TOXINA BOTULÍNICA?

A aplicação de toxina botulínica apenas resulta quando falamos em rugas causadas pela contração muscular. Estas são designadas como “rugas dinâmicas” e mais vulgarmente conhecidas como “rugas de expressão”. Entre outros movimentos ou expressões faciais, essas rugas são causadas quando sorrimos, franzimos a testa ou cerramos os olhos.

As rugas dinâmicas mais comuns que a toxina botulínica pode tratar são as da zona frontal, tais como:

  • as rugas na testa (linhas horizontais);
  • as rugas perioculares (os “pés de galinha”, ao redor dos olhos);
  • o “11”, rugas entre as sobrancelhas (glabela);

Desta forma, a toxina botulínica não irá resultar em linhas finas e rugas causadas por flacidez ou perda de volume no rosto. Estas designam-se por rugas estáticas.

Saliente-se ainda que os tratamentos com toxina botulínica são frequentemente usados para fins médicos, como o tratamento de enxaquecas crónicas ou tratamento de hiperidrose (transpiração excessiva).

INFORMAÇÕES SOBRE O TRATAMENTO COM TOXINA BOTULÍNICA:

  • Duração: 30 minutos;
  • Realizado em consultório;
  • Sob anestesia tópica ou local;
  • Sem tempo de recuperação;
  • Duração dos resultados: 4 a 6 meses.

CUIDADOS A TER, APÓS O TRATAMENTO:

  • aplicar gelo na zona tratada;
  • não baixar a cabeça durante 4 horas;
  • não massajar a zona onde foi feita a aplicação.
  • evitar a exposição solar direta durante 24 horas;
  • não praticar exercício físico e evitar esforços durante 24 horas.

ÁCIDO HIALURÓNICO: O QUE É?

O ácido hialurónico é uma substância natural, semelhante a um gel e que, no nosso corpo, pode ser encontrado em altas concentrações:

  • na pele;
  • nos olhos;
  • nas articulações.

O ácido hialurónico ajuda a manter a pele hidratada e suave, unindo-se à água e formando uma barreira protetora na superfície da pele. Também ajuda a manter a elasticidade e firmeza da pele.

De facto, o ácido hialurónico usado nos fillers é muito semelhante ao encontrado naturalmente no corpo. Por essa razão, é seguro e eficaz para preenchimentos faciais.

Como pode o Ácido Hialurónico melhorar a minha aparência?

Como o próprio nome sugere, os fillers ou preenchimentos podem aumentar o volume em algumas áreas da face que perderam a suavidade e os contornos juvenis, como consequência do envelhecimento facial.

As áreas mais comuns tratadas com ácido hialurónico são:

  • sulcos nasogenianos (o designado “bigode chinês”);
  • rugas periroais (conhecidas como “código de barras”);

Para além da prevenção e tratamento de rugas, o ácido hialurónico é utilizado para a harmonização facial.

Em alguns casos, uma partícula mínima de ácido hialurónico pode ainda ser usada, não para dar volume, mas apenas para hidratar a pele.

Informações sobre o tratamento com ácido hialurónico:

  • Duração: 30 minutos;
  • Realizado em consultório;
  • Sob anestesia tópica ou local;
  • Sem tempo de recuperação;
  • Duração dos resultados: 9 a 12 meses.

Cuidados a ter, após o tratamento:

  • aplicar gelo na zona tratada;
  • evitar a exposição solar direta;
  • não praticar exercício físico e evitar esforços durante 24 horas.

A Medicina Estética, ramo da Medicina que tem conhecido um desenvolvimento assinalável nos últimos anos, procura atenuar os sinais do envelhecimento, tornando-o o mais harmonioso possível.

Atualmente, a toxina botulínica e o ácido hialurónico estão entre os procedimentos estéticos mais requisitados. Na MYFACE clinic, especializámo-nos na aplicação de toxina botulínica e em preenchimentos com ácido hialurónico, para ajudar a combater rugas, linhas e sulcos faciais.

Os nossos médicos especialistas fazem sempre uma avaliação rigorosa de cada paciente, para determinar o melhor plano de tratamento a seguir e qual o(s) produto(s) mais adequado (s) às suas necessidades.

Oferecemos uma variedade de tratamentos, incluindo preenchimentos à base de ácido hialurónico, como Restylane®, Juvederm® e Belotero Balance®, além de outros preenchimentos de rugas injetáveis.

perguntas frequentes

Qual é a diferença entre Toxina Botulínica e Ácido Hialurónico?2023-07-30T16:25:34+01:00

As duas substâncias são usadas para prevenir e combater os sinais de envelhecimento da face. No entanto, a toxina botulínica é usada para as designadas rugas de expressão, resultantes da contração dos músculos, sobretudo na região frontal. A toxina relaxa o músculo (mas sem conferir uma aparência artificial, ao contrário do que muitas pessoas pensam). Já o ácido hialurónico é usado nas depressões (sulcos), quando há atrofia dos tecidos, para repor o volume perdido em algumas zonas do rosto.

O tratamento com Toxina Botulínica é seguro?2023-07-30T16:25:18+01:00

O tratamento com toxina botulínica é seguro e eficaz, desde que realizado por um profissional experiente e devidamente qualificado. Tal como acontece com qualquer procedimento médico, existem potenciais riscos associados à sua aplicação. Embora raros, os efeitos secundários mais comuns são:
– ligeira cefaleia (dor de cabeça);
– inchaço;
– prurido;
– vermelhidão;
– desconforto no local da aplicação.
No entanto, os efeitos que possam manifestar-se desaparecem habitualmente entre 1 a 2 dias.

Quanto tempo duram os resultados do Toxina Botulínica?2023-07-30T16:25:05+01:00

As aplicações de toxina botulínica duram habitualmente entre quatro a seis meses. Quando os efeitos de um tratamento cessam, as rugas e linhas finas reaparecem lentamente, à medida que a atividade muscular é retomada.

Qual o preço de um tratamento com Toxina Botulínica na vossa clínica em Lisboa?2023-07-30T16:24:53+01:00

O valor de um tratamento com Toxina Botulínica na Clínica MYFACE em Lisboa depende das áreas a tratar e só pode ser determinado após uma avaliação. Caso pretenda obter um valor de referência, peça essa informação através do nosso formulário de contacto.

Os preenchimentos com ácido hialurónico são seguros?2023-07-28T17:13:53+01:00

Os preenchimentos de ácido hialurónico são considerados seguros, quando realizados por um médico devidamente qualificado.

Deseja marcar uma consulta de avaliação? Tem questões a colocar?

Medicina Estética Facial
Medicina Estética FacialPreencha o formulário e coloque as suas dúvidas.
A caixa acima é de marcação obrigatória e, desta forma, autoriza que a Clínica Myface utilize os seus dados para o envio de informação adicional, de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Receba conteúdos exclusivos