Drenagem Linfática

Manual e Mecânica (Pressoterapia)

Drenagem Linfática2022-09-16T12:03:03+01:00

Saiba mais sobre a Drenagem Linfática

o que é a drenagem linfática?

Durante a cirurgia ocorre o descolamento de tecidos e o rompimento de vasos sanguíneos e células, levando a uma acumulação excessiva de líquidos (linfa).

A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica manual de movimentos suaves e cadência lenta, que visa estimular o Sistema Linfático, para que ocorra uma mais rápida reabsorção da linfa pelos capilares sanguíneos e linfáticos.

A Drenagem Linfática poderá ser também realizada de forma mecânica, recorrendo à Pressoterapia. Este aparelho de compressão pneumática intermitente é constituído por câmaras que insuflam/desinsuflam, favorecendo o retorno venoso.

Para quem está indicado este procedimento?

A Drenagem Linfática é recomendada para pacientes em recuperação após cirurgias e melhoria de circulação linfática em mulheres grávidas (pressoterapia só com aval do médico obstetra).
A DLM em grávidas poderá iniciar-se aos 3 meses, mas por norma é realizada mais para o final da gestação, pois é quando sentem mais necessidade.

Existem contraindicações à sua realização?

A DLM não deve ser realizada nas seguintes situações: cancro, febre (indicativo de algum processo infecioso), dermatites, osteoporose, aterosclerose, trombose venosa profunda, tromboflebite, insuficiência cardíaca, hipertensão ou hipotensão não controlada.

Como se processa uma consulta ou sessão de Drenagem Linfática?

Em mulheres grávidas, poderá ser realizada uma consulta de avaliação inicial, sendo determinado o número de sessões e a frequência do mesmo.

Em caso de pacientes de pós-operatório, o início do tratamento será indicado pelo cirurgião plástico e o número de sessões e frequência do mesmo será determinado após avaliação, na primeira sessão de Drenagem Linfática.

Que resultados se podem esperar com a realização das drenagens linfáticas?

  • Aceleração da cicatrização, tornando o tempo de recuperação mais curto;
  • Diminuição da dor;
  • Diminuição do processo inflamatório;
  • Aumento da oxigenação local;
  • Reabsorção dos hematomas e equimoses;
  • Melhoria e aceleração do retorno da sensibilidade;
  • Potenciação da ação anti-inflamatória.

É necessário algum tipo de preparação prévia?

Não é necessária qualquer preparação prévia para este procedimento. Relativamente a cuidados a adotar após a drenagem linfática, estes serão determinados de forma individualizada para cada paciente. A ingestão de líquidos é importante.

Qual é o preço de uma drenagem linfática?

No que se refere à drenagem linfática, o preço depende de cada caso, designadamente do tipo e número de sessões a realizar.
Deste modo, para solicitar um preço de referência, relate o seu caso à Fisioterapeuta Raquel Marinho através do nosso Formulário de Contacto.

Marque a sua consulta presencial ou por videochamada

Raquel Marinho

Fisioterapeuta licenciada pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa – CESPU (2012). Detém Master em Fisioterapia Dermatofuncional pela Academia Portuguesa de Estética (2015).

FAQS

A Drenagem linfática é dolorosa?2022-08-01T11:00:28+01:00

Não é uma técnica dolorosa, pelo contrário, é bastante relaxante para o paciente e este sentirá um bem-estar geral no final de cada sessão.

Quantas sessões são necessárias e qual a duração de cada sessão?2022-08-11T17:37:36+01:00

A duração de cada sessão será de 30min a 60min. A frequência e o número de sessões são subjetivos, dependendo da avaliação individual de caso a caso.

Deseja marcar uma consulta de avaliação? Tem questões a colocar?

Fisioterapeuta Raquel Marinho
Fisioterapeuta Raquel MarinhoPreencha o formulário e coloque as suas dúvidas.
A caixa acima é de marcação obrigatória e, desta forma, autoriza que a Clínica Myface utilize os seus dados para o envio de informação adicional, de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Receba conteúdos exclusivos

Início-Fisioterapia-Drenagem Linfática