Tem dúvidas quanto à recuperação de um transplante capilar? Se pondera a realização deste procedimento, é fundamental saber como cuidar, posteriormente, do seu couro cabeludo. Neste breve guia de recuperação, vamos procurar transmitir-lhe as informações mais importantes para o esclarecer acerca de um processo que requer tempo, compromisso e cuidados específicos.
Cuidados imediatos após o transplante capilar
Depois de um transplante capilar, é essencial seguir as instruções do médico especialista em Medicina Capilar, para garantir a melhor recuperação possível e resultados duradouros:
- Manter a higiene do couro cabeludo: depois de um transplante capilar, essa área está, naturalmente, bastante sensível, exigindo cuidados especiais. Deverá ser agendado com a clínica o dia de primeira lavagem da área recetora, para garantir uma higiene adequada do couro cabeludo e do cabelo. Se considerado necessário, o médico irá indicar-lhe produtos específicos para o ajudar a manter uma correta higiene, adicionalmente ao champô que lhe será fornecido pela clínica.
- Salvaguardar o contacto direto com a zona transplantada – no pós-transplante, importa proteger ao máximo o couro cabeludo e, em particular, a área transplantada. Deve ser evitado o contacto direto com esta zona e ter redobrada atenção de modo a prevenir pequenos “acidentes domésticos” que possam comprometer o resultado. Abrir a porta de um armário, entrar e sair do carro são gestos quotidianos, banais, habitualmente sem consequências mas que, para quem se submete a um transplante de capilar, podem constituir um problema.
- Evitar a exposição solar direta: a exposição solar direta por períodos prolongados sobre o couro cabeludo deve ser evitada para garantir um bom resultado do transplante capilar.
- Evitar esforços físicos mais intensos: recomendavelmente, durante um período de duas semanas, deve ser evitada atividade física mais intensa, designadamente, em ginásio.
- Evitar a frequência de piscinas com cloro e banhos de mar: tanto o cloro como a água salgada podem ser agressivos para o couro cabeludo, durante este período. Caso não possa evitar essa exposição, deverá ter o cuidado de enxaguar a área dadora e recetora com água potável /canalizada.
- Tomar a medicação prescrita: se considerado necessário pelo médico, por risco de infeção e/ou outras intercorrências, deverá respeitar as indicações terapêuticas e de medicação que lhe sejam fornecidas.
Ainda que possa ocorrer alguma variabilidade expectável entre diferentes pacientes, os cabelos transplantados deverão cair nas primeiras 3 a 6 semanas após o transplante capilar. Os novos cabelos começarão a crescer gradualmente após cerca de três meses e os resultados finais podem levar até um ano a tornar-se totalmente visíveis.
O acompanhamento por um médico especialista em Medicina Capilar durante todo este período é fundamental para orientar o processo de recuperação e alcançar os resultados desejados.