A tão aguardada estação chegou, trazendo a promessa de sol, calor, e, claro, de merecido descanso. No entanto, esta não será a estação mais benigna para o nosso cabelo, que sofre o impacto de vários agentes agressores. Aliás, na maioria das vezes, é somente depois de o verão terminar que acabamos por conhecer o resultado de todos os danos que foram sendo acumulados durante os meses de calor: um cabelo desidratado, enfraquecido, de cor esmaecida e sem brilho.
Desta forma, o melhor será aprender a identificar os principais riscos que o cabelo enfrenta e aquilo que pode ser feito para assegurar a sua proteção. Ter uma atitude preventiva, ao invés de agir tardiamente, procurando um tratamento para resolver um problema que já está criado, vai, certamente, fazer toda a diferença.
Todos temos uma camada protetora do cabelo, a cutícula, que incorpora uma camada lipídica. E os elementos que mais procuramos no verão são precisamente aqueles que mais podem danificar essa camada protetora:
Assim, para protegermos o nosso cabelo da ação de todos estes elementos, importa adotar cuidados básicos:
Não se esqueça ainda de que a hidratação e a alimentação também influenciam a saúde do cabelo. Assim, uma boa hidratação e uma dieta alimentar rica e variada vão contribuir para a sua vitalidade.
Mantenha o seu couro cabeludo hidratado e protegido. Com os cuidados certos e o foco na prevenção, torna-se possível minimizar os danos causados durante a estação do calor. Se possível, consulte ainda um especialista em Medicina Capilar que o possa aconselhar da melhor forma, mediante o seu tipo de cabelo.